domingo, 24 de julho de 2011

O Lobo.

Conhecemos Lobos de diversas histórias, como "Chapeúzinho vermelho", da Mitologia "fenrir", em histórias de Lobisomens e outras que não me vem na cabeça agora...

Em "Chapeúzinho vermelho" o Lobo faz papel do personagem mal, o ùnico personagem mal da história, o seu objetivo é devorar a chapeúzinho vermelho, e devido a isso tememos o Lobo mau apartir da nossa infância.

Na Mitologia Nórdica, Fenrir, o lobo gigante é uma criatura extremamente forte, uma besta implacável, alguns autores o chamam de "o pior inimigo dos Deuses", nessa versão nós temos uma outra visão sobre lobos, nós continuamos a temê-lo, mas dessa vez, o lobo se torna algo mais caótico, uma criatura completamente feroz e fora de controle, ele representa o fim, conhecido nessa mitologia como "Ragnarok".

Eu não conheço muito bem a história do lobisomem, mesmo porque existem várias versões, mas a visão que a lenda que eu conheço me dá é que o lobisomem faz parte do interior de alguém, ele é uma parte oculta do ser humano, essa parte se expõe em certa hora, uma pessoa controlada pode soltar essa fera em um dado momento e a partir dai, ela perde o controle. Nessa versão da história sobre o Lobo, ele também é bastante temido...

Isso me faz pensar sobre a realidade do lobo, o lobo é um animal que caça em matilhas, um animal fiel, assim como o cão, tão fiel a ponto de ter uma única parceira pelo resto de sua vida, algumas raças de cães também são assim. O lobo é solitário, apesar de caçar em matilhas e ter sua parceira. Algo interessante é que quando algum outro lobo de sua matilha morre, ele uiva. Ele uiva em direção à Lua/ao Sol, seu uivo é o lamento.

Em uma matilha, cada lobo vai proteger o outro com sua própria vida, isso representa: proteção, determinação, fidelidade, bravura e companheirismo, talvez seja por isso que o lobo seja temido, ele é um animal realmente implacável, nenhum outro animal é tão determinado como ele, alguns até o chamariam de teimoso, respeitavelmente...


Eu diria que nós somos os nossos próprios Lobos, tirando a fidelidade que é característica de cada um, podemos estimular nossa coragem e determinação, mas infelizmente ficamos "duros" quando o fazemos, isso nos leva a solidão.


E nessa noite eu vou uivar para a lua, só pela diversão...





"You're on my back when the water gets too deep for you to breathe"







.

3 comentários:

  1. Lembrei de uma frase, não muito conhecida, mais uma frase legal.
    "O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos." (Thomas Hobbes)

    Gostei da postagem de hoje. Muito boa, senhor.

    hehe' E nessa noite eu vou uivar para a lua, só pela diversão... Amei!

    ResponderExcluir
  2. Lembrei de duas coisas com esse post:
    Uma delas é uma música da Pitty, q tem até o msmo nome q seu post.. Bons tempos...

    A outra é Crepúsculo. Eu sei q é péssimo falar disso agr(ou não) mas lembrei de muitas coisas conforme fui lendo seu post. No livro, quando eles se apaixonam por alguém, eles sofrem "IMPRINTING" com aquela pessoa, e nunca mais conseguem olhar/pensar em outra! E tbm é interessante, q eles focam todas as suas raivas pra se transformarem (ou como vc disse, qndo eles perdem o controle), ou seja, pra escapar daquele momento de raiva/angustia, etc...

    Continue escrevendo. adoro seus posts
    =**

    ResponderExcluir
  3. O filósofo T. Hobbes tem muitas referências ótimas, embora eu não conheça muito sobre ele...

    e como um bom fã da Pitty, é claro que eu conheço essa musica, mas minha paixão por lobos já existe muito antes dessa música ser escrita (é só ver o meu endereço de e-mail xD)

    nem sabia dessa do Crepúsculo, mas faz sentido com essa característica que o lobo tem de fidelidade...


    Obrigado pela visita ;*

    ResponderExcluir